Aberturas Abertas - e4e5 - Manual de Aberturas
gallery/rotulo novo

Manual de Aberturas

2...Cc6

3. Bc4

3. Bb5

Referências Bibliográficas

2. d4

2...Cf6

1. e4 e5 - Aberturas Abertas

2...d6

  1. e4 é uma das duas opções mais populares de abertura, junto com 1.d4. As brancas em um único lance posicionam um peão no centro e liberam a ação do bispo de casas brancas e da Dama. A resposta simétrica das negras com e5 é a mais natural e ainda muito populare muito confiável, apesar de ofuscada pela Defesa Siciliana (1...c5).

  A nome Abertura Aberta, vem do fato de geralmente ocorrer uma troca dos peões centrais de forma acelerada, abrindo rapidamente colunas no centro do tabuleiro.

​  Apesar de ser impossível abordar todas as possibilidades de uma família tão grande de aberturas, tentou-se mostrar a maioria das variantes conhecidas, com ênfase é claro nas consideradas mais importantes. Cada abertura é estudada em capítulo específico no link indicado após cada linha.

2. Cc3

2. f4

3. c3

3. Cc3 Cf6

gallery/index_image312
gallery/wooddark
gallery/woodlight
gallery/wooddark
gallery/woodlight
gallery/woodlight
gallery/wooddark
gallery/wooddark
gallery/woodlight
gallery/woodlight
gallery/woodlight
gallery/woodlight

1.e4 e5

gallery/woodlight

3. d4

2. Cf3

  2. Cf3 é a continuação mais popular contra a resposta simétrica do peão em e5. Não significa que as opções anteriores não possam ser jogadas, mas em jogos contemporâneos é relativamente infrequente ver partidas de alto nível utilizando alguma dessas linhas. 2.Bc4, a abertura do Bispo, não será objeto de estudo nesse texto.

 A continuação mais popular e com maior número de possibilidades é sem dúvida 2...Cc6, embora a Defesa Petrov seja uma visitante algo frequente dos jogos de alto nível.