gallery/rotulo novo

Sobre o Autor 

Sou médico cardiologista e apaixonado desde a infância por Xadrez. Nunca fui um grande jogador, nem pretendo atingir o nível de elite algum dia. No entanto, tive a oportunidade de acumular grande quantidade de material de estudo durante os anos. Como método de estudo realizo anotações frequentes sobre os temas que tinha maior dificuldade. São essas anotações, resumos de textos de excelente nível e que nem sempre estão ao alcance de todos, que estão sendo disponibilizadas.

gallery/dsc00699

     A literatura do Xadrez se divide em dois tipos extremos: o primeiro constituido de textos básicos, úteis exclusivamente durante os primeiros passos, no aprendizado da movimentação das peças e dos conceitos mais fundamentais; o segundo tipo são obras de referência, escritos geralmente por grandes mestres, analisando partidas com linguagem difícil e com o pressuposto de que o leitor tem conhecimento prévio de diversas informações, tidas como de "conhecimento geral". São leitura obrigatória para jogadores de Classe A em progressão para o título de Mestre, mas de difícil interpretação do jogador de nível intermediário ou inferior, que não possuem ainda esse conhecimento de base. Decifrar o conteudo desses livros de forma prática é um trabalho lento e laborioso. Livros dentro da faixa intermediária entre esses extremos são pouquíssimos e por vezes de difícil aquisição.

     O trabalho aqui publicado é o resultado de mais de 4 anos de "garimpo literário enxadrístico". São resumos. Não são textos inéditos, mas livre adaptações em forma de coletânea. Nenhuma ideia aqui exposta é de autoria própria. O mérito do presente trabalho reside na paciência e dedicação de se reunir os dados das diversas fontes de uma forma mais palatável ao jogador em progressão, cobrindo exatamente a lacuna que foi encontrada durante meu estudo após os primeiros passos. O devido cuidado foi tomado com a norma técnica, com todas as respectivas referências bibliográficas citadas. São todos dados de origem confiável, de fontes reconhecidas pelo meio enxadristico como de excelencia. 

     Espero que o material aqui reunido encontre destino em um amante do Xadrez que possa progredir e melhorar mais do que eu tive oportunidade e com uma facilidade um pouco maior, dada a falta de incentivo e tradição que esse esporte possui no nosso País.

 

     Parte do site, referente ao material de estudo de aberturas e alguns exemplos de jogos comentados usados nos textos de tática e estratégia, é de acesso restrito a colaboradores. Espero que haja entendimento do usuário que a boa vontade de divulgar o Xadrez esbarra no limite financeiro dos custos de manutenção, que vão muito além além daqueles que eu posso doar espontaneamente, como por exemplo o tempo gasto no estudo e o trabalho de programar pessoalmente as páginas do site. Valores de hospedagem, licenciamento de dominio, auxilio de profissionais de informática e manutenção do equipamento são gastos que precisam ser feitos para que esse texto fique no ar. Consideraria muito útil a colaboração de todos os leitores. O valor cobrado é praticamente simbólico, sem qualquer possibilidade prática de fim lucrativo. Em troca o usuário terá um estudo minucioso, que, tenho certeza, será muito útil e não será encontrado com facilidade pelo jogador que pretende progredir.

 

Grato a todos os leitores

Reinaldo Mano

<?php include_once("sensetrack.php"); ?>