gallery/rotulo novo

     O resultado da partida sempre será a favor da Dama, mas é muito importante que não se permita que o peão adversário atinja a 7º linha, onde a situação se complica, merecendo um estudo a parte. Assim a resolução deve ser imediata, conforme os casos descritos a seguir.

Estudo dos Finais

gallery/woodlight
gallery/finalb

V - Dama x Peão

Peão na 6º linha em coluna de b até g  

     A Dama vence o peão na 6º casa em coluna que não a da torre de forma muito rápida. A estratégia consiste simplesmente na Dama ocupar a casa de promoção e o bloqueio do peão não pode ser desfeito até a aproximação do Rei e em seguida concluir a captura. 

     No diagrama ao lado o peão negro está a 2 lances da promoção. Basta no entanto que a Dama se coloque na casa e1. 1.Da5+ Rd3, 2.De1 resolve a questão pois nada pode tirar a Dama da frente do peão até a aproximação do Rei branco para apoiar a captura do peão.

     Tomando o diagrama ao lado como uma posição aleatória inicial, precisamos alcançar o diagrama anterior, o que exige que a Dama de xeques consecutivos para não permitir o peão se mover, forçando o Rei negro se colocar em h2.

       1.Dg5+ Rh1 2.Dd5 Rg2 3.Dd4+ Rh1 4.De4+ Rg1 5.Dg4+ Rh2, finalmente forçando o Rei negro para a casa desejada, na posição do diagrama anterior. Basta um movimento de tempo do Rei branco e finalmente o peão negro cairá.

Peões de coluna a e h

    Sempre uma exceção a regra, as colunas a e h dificultam a manobra, mas não impedem a vitoria da Dama. O objetivo das negras é avançar o peão para a 7º linha, levando a uma situação de empate caso o Rei branco esteja fora do alcance do peão. A Dama branca deve impedir o avanço do peão as custas de xeques até se posicionar conforme indicado no diagrama.

Sendo vez das negras o unico movimento possível para o Rei negro é se afastar para h1 e deixar o peão ser capturado. Essa posição paradigmática é o objetivo a ser alcançado.

gallery/woodlight
gallery/damapeao7
gallery/damapeao8
gallery/damapeao9

Continue o estude em:

1 - Peão na 6º linha

<?php include_once("sensetrack.php"); ?>