gallery/rotulo novo

Estudo dos Finais

       Por exemplo, na presença de 1 Rei contra Peão e Rei, um dos primeiros temas abordados, o resultado do jogo é previsível em qualquer disposição de peças no tabuleiro, sendo a vitória ou o empate certos, se respeitados os melhores lances possíveis. De acordo com a existencia de um maior número de peças no tabuleiro, essa previsão se torna mais complexa, mas ainda assim existe uma linha ideal teórica para diversas posições. O conhecimento desses padrões de final é fundamental para o jogador que pretende se desenvolver.

      O primeiro passo de qualquer iniciante deve ser aprender a dar um Xeque Mate com poucas peças. Primeiro com 2 Torres (o método da escada), seguido dos mates elementares com Dama e Rei e depois com apenas uma Torre e Rei. O mate com par de Bispos pode ser deixado para mais tarde. Mate apenas com Bispo e Cavalo é assunto de nível mais avançado e deve ser deixado para depois. Esses temas não são abordados aqui e necessariamente já devem ser de conhecimento do leitor. Aqueles que tiverem interesse, ou necessidade, de estudar esses temas, podem obter material bastante minucioso na apostila "Principios Elementares", fornecida gratuitamente.

     Em seguida deve ser estudada a promoção do peão isolado e a regra do quadrado, temas também não abordados aqui, mas devem necessariamente já ser de conhecimento do leitor. Os que desejarem podem consultar a apostila "Principios Elementares".

     Os links no topo da página estão ordenados na sequencia ideal de estudo para o iniciante. Cada botão conduzirá a novos links, contendo subcapitulos, abrangendo temas especificos. Sugere-se seguir a sequencia recomendada para os temas. Termine pelo teste prático.

      Bom estudo para todos.

Introdução

     Por mais estranho que possa parecer, tão logo se aprenda a mover as peças, o estudo dos finais se torna prioritário. De nada adianta lutarmos uma partida inteira, se não soubermos finaliza-la a nosso favor. Raro é o jogo de melhor nível que termina subitamente, com um Mate ou com um golpe tático fulminante no meio jogo. Uma partida bem jogada, por regra chega a fase final, onde peões e Reis são as peças fundamentais. O grande jogador se diferencia nesse momento, seja garantindo seu ponto ao sustentar sua superioridade, ou salvando-se com um empate, a partir de uma posição teoricamente perdida. Um final bem jogado pode mudar o resultado esperado de uma partida.

     Um aspecto interessante sobre os finais é que o número de variantes possíveis é drasticamente reduzido, pelo número limitado de peças no tabuleiro. Assim, os movimentos passam a ser mais previsíveis e de cálculo mais tangível, embora não necessariamente fácil. Determinadas posições passam a conter uma previsão do resultado do jogo, se executadas da maneira correta é claro.

gallery/woodlight
gallery/finalb

Temas de Estudo

gallery/woodlight
<?php include_once("sensetrack.php"); ?>