gallery/rotulo novo

Estudo dos Finais

       O fundamento dessa posição é simples: o Rei branco deve conseguir sair da frente do peão e permitir a promoção, sem que as negras forcem o empate com xeques perpétuos pela Torre negra. Parece fácil, mas não é, já que o Rei branco bloqueia o próprio peão na única casa totalmente segura contra o Xeque da Torre adversária. 

III - Peão e Torre x Torre 

 

Conclusão

       A manobra consistiu da mobilização da Torre Branca para a única posição em que é possível simultaneamente bloquear o Xeque da Torre, dando proteção ao Rei branco e ser protegida pelo Rei ao mesmo tempo, permitindo a promoção do peão sem dar tempo ao Rei negro de bloquear. Esse movimento será a base do estudo para outras posições com Torre e Peão, que, dependendo da coluna onde está o peão e da existencia de outros peões em jogo, pode tornar a manobra bem mais complexa. O estudo demonstrado não é válido para as colunas "a" e "h" onde a posição  de "Lucena", não pode ser assim chamada a não ser entre as aspas, pois possui uma solução mais complexa e variável, que será vista em outro capítulo.          

 

gallery/diag17

       No diagrama inicial veja que de nada serve 1.Te7+?, seguindo 1...Rf8 (não 1...Rf6?? 2.Re8 seguido de promoção) 2.Te2 Rf7 voltando a posição inicial e não chegando a lugar algum. Logo o primeiro lance é até intuitivo: 1Tf2!+ Rg7, afastando o Rei negro do peão, já que o Rei negro não pode ir para a coluna "e", onde permitiria 2. Re8 e a promoção inevitável do peão.  Note que ainda não adianta a tentativa do Rei sair de trás do peão, pois apesar do rei negro ter sido afastado a Torre negra está livre para dar xeque. O Rei branco não pode se afastar do peão para combater a Torre e logo retornamos a posição inicial. A grande saída é reposicionar a Torre numa linha de proteção ao Rei branco: 2.Tf4! O Rei negro não tem tempo de intervir. A Torre branca por sua vez está perto suficiente do seu Rei para lhe dar cobertura.

      Após 3.Re7 Te1+ 4.Rd6 Td1+ 5.Re6 (Cuidado! 5.Re5?? Txd7 empata) 5...Te6+ 6. Rd5 Td1+ 7.Td4! as brancas vencem.

1- A Posição de Lucena

       A posição clássica de Lucena é um estudo fundamental para os finais de Torre e Peão. O Rei branco na 8º a frente de seu peão na 7º e Torre, contra o Rei negro e Torre. Brancas sempre sempre vencem, independente de quem tenha a jogada. A manobra deve ser conhecida a fim de se evitar que as negras arranquem um empate por mero desconhecimento teórico por parte das brancas. Esse estudo teórico teve sua primeira publicação em 1634 por Salvio. Apesar de dar o nome a posição, não há publicação anterior conhecida feita pelo próprio Lucena com esse estudo.

gallery/finalb
gallery/woodlight
gallery/woodlight

Continue seu estude em:

<?php include_once("sensetrack.php"); ?>