gallery/rotulo novo

Estudo dos Finais

     Não raro uma partida terminará tão somente com um único peão de vantagem para um dos lados e o Rei adversário sozinho buscando desesperadamente um empate salvador. Como é uma situação decisiva, o conhecimento teórico sobre a promoção do único peão é fundamental, tanto para o atacante que precisa garantir seu ponto, quanto para o defensor que precisa saber de onde tirar chances de salvar meio ponto. A posição do Rei em relação ao peão adversário que tenta promover é que vai decidir a partida. O Rei na posição forte sempre prevalece, seja para a vitória, seja para garantir o empate, salvo erros.    

Finais de Rei e Peão - Parte 1

Rei atrás do peão não consegue promoção.

     Os peões pertencentes as colunas "a" e "h" são um problema à parte. Como não há espaço dos dois lados do peão, ainda que se tenha a oposição, não é possível contornar o Rei adversário se ele já estiver a sua frente.

     Seguindo a regra da oposição, quem jogar perde a oposição e no caso isso vale a partida. Se brancas jogam e só resta mover o Rei para uma das colunas. Negras simplesmente mantem a oposição, não restando alternativa as brancas que ou repetem a posição ou avançam o seu peão, levando a situação já conhecida do primeiro diagrama, do peão a frente do Rei, garantindo o empate para as negras. Se for vez das negras, Brancas avançam e garantem a promoção.    

Peão de Torre não promove.

     Na posição do diagrama, negras obtem sempre um empate, bastando manter a oposição. Para isso basta que as negras respeitem algumas regras básicas:

     a) Ao recuar o Rei sempre mante-lo na coluna do peão.

     b) Nunca permitir o Rei adversário se colocar a frente de seu peão.

     c) Sempre que puder recolocar seu Rei em frente ao peão adversário, faça!

     Brancas não conseguirão retomar a oposição pelo fato de primeiro ter de passar o Rei a frente do peão para conseguir promover. Na vez das brancas 1. Rd3 Re6 2.Rd4 Rd6 com negras retomando a oposição e impedindo a passagem do Rei Branco. Se 3.Re3 Re5 ocorrerá a repetição de posição. Se 3. e5+ Re6 4.Re4, o peão progride, no entanto os Reis voltam a mesma conformação inicial, mas 1 casa adiante. O problema é que quando o peão atinge a casa e6, com Rei branco em e5 e Rei negro em e7, a manobra do avanço do peão na 7º resultará em afogamento: 1...Re8 2. Rd6 Rd8 3. e7+ Re8 Re6= (afogado). A unica opção é não avançar o peão e cair em repetição de lances. 

Mesmo com Rei à frente do Peão é preciso ter a oposição.

     Sendo vez das negras, após 1...Rd5 2.Rb4! Se 2..Rd4 3.b3+ Rd5 4.Rc5!, repetindo o processo até a promoção. Se 2...Rc6 3.Rc4 retoma a oposição com o Rei 1 casa adiante e repetindo o processo o Rei avança até a 6º linha sem problemas.

     No momento em que o Rei branco conquista a linha 6 , estando a frente do peão, nada mais impedirá a promoção ainda que se perca a oposição.

gallery/diag09

Independente de quem joga, Negras conseguem o empate, mantendo-se a frente do peão branco e mantendo a oposição.

A chave é manter o controle do acesso a casa g7 (ou b7 - conforme a coluna). Se as Brancas não puderem ocupar essa casa com seu Rei não haverá promoção, ainda que o Rei esteja a frente do peão.

gallery/diag10a
gallery/diag10b
gallery/diag11a

     No primeiro diagrama à esquerda, na vez das brancas 1.h7= afoga. Na vez das negras 1...Rg8 e brancas não tem solução. O diagrama da direita mostra o problema do fim do espaço no tabuleiro, não podendo ser aberto o caminho para o prórpio peão e negras afogam as brancas após h7.

Com espaço é mais fácil.

gallery/diag11b

     Havendo espaço a frente do peão, brancas ganham independente do fato de quem joga pois aqui sendo vez as brancas o lance 1. c3! como tempo e  resolve a questão, com a oposição ao seu favor, voltando a situação já explicada no diagrama anterior, de Rei imediatamente a frente do peão mas com oposição.

A partir da linha 6, nada pode parar o Peão.

gallery/diag11c

     Se for vez das negras: 1...Rb8 2.Rd7, definindo a promoção. Na vez das brancas, após 1Rd6 Rd8 não é suficiente para as negras, já que após 2. c6 Rc8 3.c7 e o Rei negro é obrigado a ceder espaço, pois não há mais como recuar no tabuleiro.

gallery/diag14a

     Um exercício prático para fixar os conhecimentos sobre oposição e promoção de peão com auxilio do Rei é dado na posição do diagrama. Nessa posição o que é mais importante?  Manter a regra da oposição ou passar o Rei a frente do peão?   

Promoção e oposição - um exercício teórico

    No diagrama, brancas almejam a promoção é claro, mas o caminho certo é um pouco mais estreito que as aparencias podem sugerir. A questão fundamental é qual o objetivo mais importante, manter a oposição ou passar o Rei? Vimos na aula II que independente de ter a oposição o Rei atrás do peão nunca consegue a promoção, portanto a oposição aqui não é a prioridade. O Rei precisa alcançar a casa à frente do peão a todo custo. 

     Se Rf2 mantendo oposição, negras jogam Rg7, seguido de 2.Re3 Rf6 3.Re4 Re6 e não há passagem para o Rei, levando ao empate. Logo a solução é dar a volta por trás do peão. Assim o melhor lance a partir do diagrama é 1. Re2! e agora independente de qualquer esforço das negras o Rei passa a frente do peão. 1...Rg7 2.Rd3 Rf6 3.Rc4 Re6 4.Rc5 Rd7 5.Rd5 com uma posição teoricamente vencedora.     

Brancas jogam

gallery/diag14b

Parece empate, mas brancas vencem

Brancas jogam e vencem

     Apesar das negras inicialmente tomarem a oposição, brancas vencem, mas não tem direito a cometer erros. 1.Rf5 Rf7 e a oposição é negra, mas após 2.Re5 brancas ameaçam tomar a 6º linha, onde o Rei branco vence, pois se 2...Re8 3.Re6 Rd8 4.d7 e a promoção é inevitável. Assim negras jogam 2... Rf8, um lance de espera por uma falha das brancas. Agora o avanço falha, pois se 3.Re6? Re8 e negras recuperam a oposição como se o Rei branco tivesse saido da 5º casa e o empate é certo. Assim 3.Rf6! é a solução, mantendo a oposição e obrigando 3...Re8 4.Re6 e agora a promoção é certa.

Essa é uma outra posição onde as aparências enganam.

O Rei forte e a promoção do Peão único

gallery/woodlight
gallery/finalb

Continue seu estudo:

gallery/woodlight
<?php include_once("sensetrack.php"); ?>