Tática - e4e5 - Xadrez por Reinaldo Mano
gallery/rotulo novo

Tática

gallery/escher_metamorphosis-ii_detail

      Uma forma simples de definir o que é Tática em Xadrez é como o estudo dos mecanismos de ataque com ganho material. A captura vantajosa de peças, pode ser provocada por movimentos ou posições específicas, que são discutidos de forma didática em temas.

     Capturando-se as peças inimigas se reduz a força do adversário. A supremacia material, na maioria das vezes, leva a superioridade no jogo, obrigando o adversário inferiorizado a render-se sem apelação. Se um dos enxadristas possui mais peças que o outro, em geral, deve ganhar a partida.

     É claro que existem exceções. O sacrifício de peças pode levar a vantagem posicional, que por si só pode compensar a peça sacrificada por levar a um ataque decisivo ou por obrigar o adversário a realizar lances forçados que levem ao Mate. A associação de um sacrifício de peça e um ou mais mecanismos táticos com resultado vantajoso, seja material ou posicional é chamado de Combinação.

     Diferenças materiais são mais notáveis quanto menor for o número de peças no tabuleiro. Portanto o jogador em superioridade material deve buscar o final da partida de forma breve, a fim de evitar a recuperação do adversário ou a fim de anular uma vantagem posicional obtida por sacrifício material. Trocar peças é sempre desvantagem para quem tem menos material.

      A tática é um fundamento de ação imediata. Em geral, seu objetivo é definido em poucos lances. Um lance tático simples não exige cálculo muito extenso para ver um resultado concreto. Se numa partida o movimento candidato a gerar um ganho tático não tiver uma definição prática visível dentro de um raio de no máximo 5 movimentos, é de se supor que esse movimento não se presta para o objetivo almejado, devendo ser procurada outra solução. Claro que existem casos onde um jogador de altíssimo nível e com grande capacidade de cálculo é capaz de montar uma combinação com muitos lances, mas isso não é a regra. 

     É de grande importância sabermos reconhecer as figuras temáticas e procurar seu aparecimento durante o jogo. O treino constante com diagramas táticos é fundamental. No entanto, não é intenção apresentar aqui uma quantidade grande de exercicios, já que existem inúmeros sites especializados no assunto onde todos podem se exercitar a vontade.

     O objetivo do presente estudo é demonstrar como observar o diagrama de forma metódica para que a figura tática, se existir, seja identificada com precisão, exatamente o que nunca encontrei em nenhum site de maneira clara e objetiva. 

     Os temas táticos fundamentais são apresentados na apostila Princípios Elementares, leitura considerada obrigatória para compreensão dos estudos desse site (download da apostila aqui).         

     O presente estudo pretende apresentar os temas táticos fundamentais desde as definições mais básicas até as figuras mais complexas de combinações, passo a passo. N

Introdução

Estudo dirigido

Diagramas de exercicios

gallery/woodlight
gallery/woodlight