Estudo dos Finais do Xadrez

Uma das questões mais interessantes sobre o aprendizado dos fundamentos do Xadrez é que ele deve ser aprendido na ordem inversa da cronologia do jogo, do final para o início. Não existe coisa mais frustrante no jogo do que estar dominando a partida e perder no final, por não saber como concluir a partida ao seu favor. Sem o Mate final não há vitória e se seu adversário não tiver a convicção de que você é capaz de chegar lá ele não irá desistir.

Assim logo após aprendermos os movimentos mais básicos, precisamos aprender a dar o Mate, começando pelos chamados "Mates Elementares" que são aqueles desferidos pela quantidade mínima de peças (1 ou 2 + o Rei), contra um Rei "nu", ou seja sem outras peças para defende-lo.

Em seguida aumentamos a dificuldade para situações que são naturalmente anteriores, como a promoção do ultimo peão a Dama e posições de "finais teóricos", que são as posições onde já podemos prever o resultado da partida, caso sejam escolhidos os melhores lances.

Nenhum grande jogador chegou a uma posição de mestre sem antes ser um exímio finalizador de partidas.

Depois dos finais mais básicos estarem consolidados passa-se ao estudo das táticas, que são elementos mais comuns no meio jogo e apenas depois nos dedicamos a aprender mais detidamente sobre as aberturas, justamente o início do jogo. Inverter essa ordem de aprendizado pode prejudicar em muito a evolução futura do jogador iniciante para o jogo de alto nível.

e4e5 - xadrez por Reinaldo Mano
e4e5 - xadrez por Reinaldo Mano

Sugere-se que você só se dedique as lições seguintes quando estiver apto a executar esse Mate em tempo inferior a 60 segundos a partir da posição da promoção do ultimo peão para Dama.