Conceito de Oposição

Com apenas os Reis no tabuleiro logicamente não se trata de uma posição de jogo, mas apenas uma demonstração didática. Com os Reis frente a frente é bastante claro que nenhum dos dois pode ocupar as casas marcadas e portanto a progressão fica impedida. O problema é que alguém tem que jogar. No momento que um dos Reis se deslocar, o outro poderá optar por colocar-se a frente do adversário impedindo sua progressão ou decidir por progredir no tabuleiro contra a linha adversária. O lado que tiver esse poder de decisão é o que tem o poder de oposição. De maneira usual se fala simplesmente "tem a oposição". No caso do diagrama mostrado, quem tiver a vez de jogar "perde a oposição".

Vamos a um exemplo passo a passo. Se for vez das negras, por exemplo após 1...Rd5 as brancas podem optar por 2.Rd3 obstruindo a passagem do Rei negro, ou 2.Rf4, ganhando uma linha e progredindo contra o lado adversário, "passando" pelo Rei oposto. Assim dizemos que as brancas tem a oposição. Se no entanto a vez de jogar for das brancas a situação se inverte. Se 1.Rd3 por exemplo negras tem a opção de obstrução 1...Rd5 ou de "passar" com 1...Rf4.

II - Um segundo exemplo um pouco diferente

e4e5 - xadrez por Reinaldo Mano
e4e5 - xadrez por Reinaldo Mano

IV - Oposição à distância e o "Retângulo Mágico"

Imagine que no exemplo anterior fosse a vez das negras e que tenha sido jogado 1...Rf7. O diagrama resultante deixa os Reis em uma posição aparentemente aleatória. No entanto a oposição é facilmente calculável (e sem contar casas). Onde as brancas devem jogar para que se mantenha a oposição?

Por analogia com o exemplo anterior, facilmente é identificada a casa b3, mas há um porém: O Rei branco não progrediu, ficando simplesmente na mesma posição relativa ao Rei adversário em relação ao diagrama anterior, só que numa diagonal diferente. Essa casa talvez não satisfaça a condição de jogo onde seja preciso pressionar a posição. Entendendo a possível necessidade de aproximar os Reis, qual outra casa pode solucionar o problema? Sabemos que deve ser uma casa de mesma cor do Rei adversário e que deixe o adversário com uma distância impar de casas na sua vez de jogar. Calcular isso é bem mais fácil do que parece se usarmos o retângulo mágico. Imagine um retângulo onde um dos vértices é formado pela casa ocupada pelo Rei adversário. Os demais vértices todos devem ser da mesma cor, no caso portanto devem ser casas brancas. Com o Rei negro em f7, imagine uma forma retangular unindo d7, f3 e d3, Ao visualizar esse retângulo, achamos a solução para o Rei branco manter a oposição e simultaneamente pressionar a posição. O lance correto é Rd3, que é o vértice oposto da diagonal do rei adversário. Qualquer resposta das negras após Rd3 perde a oposição.

Caso as brancas, na posição do diagrama joguem Rc3? ou Rd2? perderão a oposição se as negras responderem corretamente com Re7! ou Rf6! respectivamente.

A grande importância desse conceito será empregado nos finais. Se acrescentarmos um peão ao tabuleiro e tivermos que escolta-lo até a linha 8, manter a oposição será a diferença entre conseguir a promoção e vencer ou se contentar com um empate forçado.

Diagrama de Xadrez - Oposição do Rei
Diagrama de Xadrez - Oposição do Rei
Diagram de Xadrez - Reis buscando oposição
Diagram de Xadrez - Reis buscando oposição

I - A Oposição

Começaremos por um conceito muito básico, mas que sem ele não existirá qualquer entendimento sobre finais. A oposição diz respeito a capacidade de decidir se podemos bloquear a passagem do Rei adversário ou se podemos passar por ele. Quando essa decisão pertence as brancas por exemplo, dizemos que as brancas tem a oposição. Como sempre, o melhor é observarmos um diagrama de exemplo.

Novamente apenas os Reis no tabuleiro mas veja que não estão mais em posição frontal direta. Com um par de casas de distância a situação se inverte (é claro, por matemática simples). Agora quem jogar será o dono da oposição, bastando fazer o lance correto.

Se for vez das brancas 1.Re4 mantem a oposição. No caso contrário, 1...Re5 mantem oposição para as negras se for sua vez de jogar. Verificando-se os dois exemplos, cria-se uma regra matemática bastante simples. Na sua vez de jogar o seu Rei terá oposição se ele estiver a uma distancia de um numero par de casas e a manterá caso se coloque no próximo lance numa casa de mesma cor do Rei adversário. Na sua vez de jogar se a distância for um numero impar de casas, você perde a oposição. Essa regra é interessante porque serve para QUALQUER POSIÇÃO dos Reis no tabuleiro e apenas com um olhar rápido saberemos qual dos Reis tem a oposição e qual não.

III - Diagonais

Com os Reis na mesma diagonal o principio funciona da mesma forma linear, de maneira fácil de visualizar. No caso temos os Reis com 3 casas de distânca na diagonal, ou seja, valor impar. Quem jogar perde a oposição, não importa a casa que escolha.