

O torneio de Londres
O Torneio de Lodres em 1851 foi o primeiro evento internacional de grande porte do Xadrez no mundo. Foi idealizado e organizado por Howard Stauton, aproveitando a oportunidade da ocorrência no mesmo período da feira mundial.
Pela primeira vez se reuniram jogadores dos vários clubes internacionais mais importantes. Nesse sentido o sucesso do evento foi comprometido parcialmente pela maior parte dos concorrentes serem ingleses, sendo alguns deles encaixados em vagas ociosas deixadas por convidados que não compareceram.
O sistema de jogo era de confrontos diretos com 16 jogadores se enfrentando de forma eliminatória.
O grande favorito era Howard Stauton que se auto declarava o melhor jogador de sua época. O evento serviria de pretexto para sua confirmação como o melhor do Mundo, pois ainda não existia um Campeonato Mundial de Xadrez oficial. No entanto o resultado foi uma surpresa pela vitória de um ainda pouco conhecido Anderssen, do clube de Xadrez de Berlim, que foi escolhido para representar o clube na vaga do fundador e mais notável jogador daquele clube, o barão von Lasa.
Mais inusitado é que uma das partidas mais conhecidas de Anderssen, a "Imortal" não foi jogada durante o torneio, mas num match amistoso entre Anderssen e Kieseritsky. O Match inclusive foi vencido por Kieseritsky, mas a partida foi tão marcante que o próprio Kieseritsky a publicou na sua revista, gerando toda sua fama. No jogo oficial Kieseritsky foi derrotado pelo próprio Anderssen na primeira rodada.






tratado dos amadores
1851

